EUA. Adeus à fé? Pesquisa revela que crescem os números de ateus e agnósticos e cai o de cristãos

Foto: Cathopic

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

16 Dezembro 2021

 

O número de estadunidenses que se identificam como ateus ou como não religiosos está aumentando em país de tradição profundamente cristã, segundo um estudo do Pew Research Center publicado nesta terça-feira. Em torno de 29% dos adultos estadunidenses agora apontam que não tem filiação religiosa, em comparação a 16% de há 14 anos, indicou a pesquisa.

 

A reportagem é publicada por Religión Digital, 15-12-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Os Estados Unidos acolhem uma poderosa facção política de direita cristã socialmente conservadora, e o cristianismo segue sendo a religião predominante no país. Porém, a religião está diminuindo notavelmente, mostram os resultados do Pew.

Em torno de 78% dos adultos estadunidenses identificaram-se como cristãos em 2007. Agora, em torno de 63% se considera assim, segundo a investigação. Os outros 6% restante tem alguma outra religião, como o judaísmo e o islã.

Esse segmento representa 40% dos protestantes – que baixou de 52% a 40% no mesmo lapso –, 21% de católicos – com uma ligeira redução de 3% –, os mórmons com 2% e os cristãos ortodoxos com 1%.

Em 2007, o Pew Research começou a rastrear os “não religiosos”, pessoas que descrevem a si mesmas como ateias, agnósticas ou “nada em particular”. Apenas 41% considera que rezar é parte de sua vida diária. Então, os cristãos superavam em número aos que não expressavam crença alguma em quase 5 vezes. Hoje a proporção está em 2 para 1, disseram os pesquisadores, que consultaram 4 mil pessoas entre maio e agosto deste ano.

 

Leia mais